Bruno Ganem visita o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Mata Ciliar
O Deputado Estadual Bruno Ganem (PODE) visitou na segunda-feira (27) o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) da Mata Ciliar na cidade de Jundiaí (SP).
Objetivos do CRAS
Implantado em 1997, ele tem por objetivo receber os animais, prestar atendimento veterinário e, após o processo de reabilitação, realizar a soltura destes no ambiente natural.
Animais silvestres no local
Desde sua fundação, o CRAS já recebeu mais de 18.000 animais silvestres. A maior parte dos animais chega através da Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
Muitos foram vítimas de atropelamento, eletrocussão, queimada, caça, tráfico, entre outros acidentes em decorrência da devastação do seu habitat. Sete prefeituras da região de Jundiaí mantém convênio com a Associação.
Atualmente, a Projeto mantém cerca de 700 animais, desde pequenas aves até grandes mamíferos. No local, é proporcionado o melhor bem-estar possível, ambientando o recinto, realizando o enriquecimento de atividades e mantendo uma nutrição adequada para cada espécie.
Reabilitação e observação
Os animais plenamente recuperados passam por um período de reabilitação e observação. Neste período, são destinados para recintos de pré-soltura, onde exercitam seus músculos, treinam voo, caçam e são estimulados a desenvolver o comportamento natural da espécie. Alguns indivíduos são monitorados via rádio-colar com GPS, fornecendo importantes dados científicos e orientando futuras ações para a conservação da espécie.
Importância no equilíbrio
Todos os animais silvestres cumprem importantes funções ecológicas na natureza. Alguns são grandes plantadores e mantenedores de florestas, pois são eficientes dispersores de sementes. Outros contribuem para o controle populacional de diversas espécies, mantendo o equilíbrio da cadeia alimentar. Por isso, um ambiente natural só prospera com a presença da fauna silvestre.
“Nem todos os animais conseguem restabelecer total recuperação infelizmente, em razão de sequelas físicas e até psicológicas, nestes casos devem ser mantidos em cativeiro, restando apenas suas histórias como alerta e lição para nossa sociedade”, comentou Ganem.
3 comentários
MARIA RODRIGUES · 29 de maio de 2019 às 10:55
BRUNO VC PODERIA ME INDICAR UM VETERINARIO QUE NÃO FOSSE TÃO CARO AQUI EM SANTO ANDRE TENHO TREIS GATOS E DOIS CACHORROS, TENHA UMA GATA QUE ESTA COM CARROÇOS, E NÃO SEI O QUE FAZER ELA ESTA SE ALIMENTANDO NORMAL, LEVEI NUMA VETERINARIA ELA DISSE QUE TEM QUE FAZER CIRURGIA
MARIA RODRIGUES · 29 de maio de 2019 às 11:02
BRUNO E MUITO BOM SABER DE ALGUEM QYE SE PREOCUPA COM OS ANIMAIS
Bruno Ganem · 29 de maio de 2019 às 12:29
Oi Maria, tudo bom? Amiga, você já tentou ver em Associações de Proteção e ONGs daí? Geralmente eles possuem parcerias e podem indicar alguém de confiança. Uma abraço!