Dia Mundial da Terra: Bruno Ganem tem projeto para diminuir poluição no ar

Publicado por Bruno Ganem em

A poluição mata mais de 7 milhões de pessoas todo o ano, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS), e nesta quinta-feira, dia 22 de abril, é o Dia Mundial da Terra para conscientizar sobre os perigos da poluição.

O deputado Bruno Ganem tem um projeto assinado com outros deputados da Assembleia Legislativa que prevê a fixação de metas para diminuir a poluição do ar. Em março, o texto 568/20 teve parecer favorável em comissões da Alesp. Quando aprovada, a lei será importante para diminuir a poluição e beneficiará a população.

“O Estado possui um cenário crítico para a manutenção da qualidade do ar. Estudos apontam que se os níveis de poluição no Estado de São Paulo se mantivessem os mesmos de 2011 até 2030, haveria 256 mil mortes e um milhão de internações hospitalares causadas por isso”, justifica Bruno Ganem.

“Queremos que o Estado de São Paulo seja mais uma vez pioneiro no país na adequação de seus padrões na qualidade do ar, podendo conduzir um movimento nacional pela melhoria da qualidade do ar.”

Perigos da poluição

Segundo a ONU, mais de 6 bilhões de pessoas inalam regularmente ar tão poluído que coloca em risco a sua vida, saúde e bem-estar. Um terço dessas vítimas são crianças. A poluição do ar é considerada o segundo maior risco à saúde humana, em recente estudo publicado pela Universidade de Chicago, perdendo apenas para a Covid-19.

A ONU divulgou uma série de medidas fundamentais a serem tomadas por cada Estado. Entre elas estão monitorar a qualidade do ar e os impactos na saúde humana, avaliar fontes de poluição do ar e disponibilizar informações ao público, incluindo alertas de saúde.

Especialistas sugere ainda que seja estabelecida legislação, regulamentos, normas e políticas de qualidade do ar e que os países possam desenvolver planos de ação nos níveis local, nacional e, se necessário, regional. O relator disse haver muitos exemplos de boas práticas, como programas que ajudaram milhões de famílias pobres a transitar para tecnologias mais limpas.

SÌO PAULO, SP, 23.05.2011: CLIMA SECO/ SP – Faixa de polui‹o Ž vista no cŽu de S‹o Paulo a partir de avi‹o que pousou no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Em manh‹ de clima seco na cidade, a umidade relativa do ar deve ficar em torno de 30% durante a tarde, o que favorece a concentra‹o dos poluentes, segundo o CGE. (Foto: Apu Gomes/Folhapress)

Dia Mundial da Terra

O dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de abril. A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.