Projeto de Bruno Ganem proíbe fogos de estampido

Publicado por Bruno Ganem em

O deputado estadual Bruno Ganem (PODE) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) Projeto de Lei que proíbe a fabricação, comercialização, armazenamento, transporte, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício de estampido no Estado de São Paulo. Conheça o projeto:

Fogos de estampidos proibidos

Excetuam-se da regra os fogos de vista, assim denominados aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido. Em sua justificativa, Ganem enfatiza que a propositura foi idealizada visando o bem-estar de idosos, pessoas debilitadas, bebês, crianças e animais que sofrem com os estouros e estampidos.

“Como se sabe, muitos animais, principalmente cães, gatos e aves possuem o aparelho auditivo extremamente sensível, de modo que ficam estressados e chegam a se mutilar ou a se acidentar na ânsia de fugir dos ruídos. Na passagem do ano de 2018 para 2019, ocorreram inúmeros casos de animais que fugiram de seus lares, se feriram gravemente por pavor do barulho e até morreram em razão dos fogos de artifício de estampido. Inclusive, muitas pessoas passam as datas festivas em casa para minimizar o estresse de seus animais”, comenta Ganem.

Poluição sonora e defesa animal justificam projeto

A intenção da propositura é acabar com a poluição sonora e ao mesmo tempo atender às expectativas dos que esperam pelo espetáculo pirotécnico. Comuns principalmente durante grandes festas populares, uma vez que os fogos de artifício visuais, sem estampidos, podem ser utilizados normalmente.

“A proibição somente da utilização, queima e soltura dos fogos de artifício de estampido atingiria apenas o efeito, o que não é suficiente. É necessário atacar o problema pela causa para efetivar a proteção dos animais, de forma a assegurar que a violência contra os animais não se prolifere, ao bel prazer da lógica comercial. Portanto, o presente projeto de lei busca aplicar a lógica da máxima proteção, propondo a mais ampla proibição dos fogos de artifício de estampido para coibir integralmente a agressão ao animal e resguardá-lo da melhor forma possível”, acrescentou Ganem.

Vários municípios, como São Paulo, Campinas, Ubatuba, Registro, Santos, Belo Horizonte e Camboriú já atenderam ao anseio de grande parte da população e contam com legislação semelhante ao projeto proposto pelo parlamentar.


16 comentários

Adonida Raudina de Cássia Martins · 3 de abril de 2019 às 11:03

Parabéns Deputado pela iniciativa.
O barulho atinge não só os animais, mas também idosos, autistas .
Espero que seja aprovado e realmente cumprida a lei.
Obrigada

LIZETE VERILLO · 3 de abril de 2019 às 11:24

Não são somente os animais que sofrem, são tambem principalmente os autistas, os idosos, os doentes. Alem disso, sofremos todos que vemos o desrespeito ao cidadão.

Deise Oliveira e Silva · 3 de abril de 2019 às 12:13

Concordo, tem que ser proibido!
Minha cachorra quase morre todas as vezes que tem final de jogos virada de Ano.
Fica ofegante, treme miito e a língua fica roxa. Tenho que dar calmante pra ela.
Tem que pensar nas pessoas que estão hospitalizadas que necessitam de silêncio das crianças que precisam de silêncio para dormir.
Soltem fogos sem barulho só aqueles bonito que desenham no céu.

Marilene Gomes Scolastico · 3 de abril de 2019 às 14:05

Parabéns, Bruno, pela nobre iniciativa. Temos certeza que será aprovada e isso deixará todos os animais, aves e outros seres viventes muito mais tranquilos.BOA SORTE!

Maria christina · 3 de abril de 2019 às 16:40

Sou a favor de não ter mais fogos com estampidos, além dos animais idosos, bebês e crianças também incomoda muito, é horrível.

marcelo sakávicius · 3 de abril de 2019 às 19:35

parabéns por mais essa,amigo!!!Deus sempre te abençoe.

Zilda Antônio De Oliveira · 3 de abril de 2019 às 20:34

Graças a Deus alguém está fazendo ALGUMA COISA para ajudar nossos filhinhos de pelo os meus animaizinhos se escondem de baixo da cama quando eles começam a OUVIR os primeiros fogos ficam ali até acabar os barulhos . TENHO muita pena porque eles ficam tremendo muito mas tenho esperança que isso vai mudar . OBRIGADA pela sua atenção ,se e que o Senhor Deputado BRUNO GANEM vai MESMO ver isso.

Elisabeth milker · 3 de abril de 2019 às 20:50

Boa noite! Deputado Bruno Ganem! E quanto ao Ministro Alexandre Morais que revogou a lei sobre os fogos de artifícios com estampidos! Será que ele vai retroceder? Desde já agradecida pela atenção!!!!!! E parabéns por seu trabalho!!!!!! Abraço

Jussara aparecida da silva · 4 de abril de 2019 às 0:03

E tradição antiga a queima dos fogos e o barulho provocado por eles também faz parte das comemorações, sé for assim tem que acabar com os estouros dos escapamentos das motos,ronco e som altos dos carros,propagandas de carros de som,musica do caminhão de gas,e do carro de ovos.
Porque não ofende só os ouvidos tão delicados dos Pets mais os nossos também.

Míriam de Jesus Pontes · 4 de abril de 2019 às 0:15

Muito feliz com esse projeto lei. Eu sou uma das pessoas que não sai de casa nas datas que se comemoram com fogos, por causa do meu cachorro. Ele fica desesperado por causa do barulho. Muito obrigada, deputado Bruno Ganem. Tem o meu apoio.

Adriana cassia santiago · 4 de abril de 2019 às 7:47

Eu comcordo sem fogos de artificios além dos animais os idosos ficam muito assustados.

Analuci Fernandes Machado · 4 de abril de 2019 às 8:59

Parabéns Bruno Ganem, já é um bom começo, e nós Protetores esperamos ainda mais coisas boas em prol de nossos amiguinhos de quatro patas. Acreditamos em voc!

Analuci Fernandes Machado · 4 de abril de 2019 às 9:05

Parabéns Bruno Ganem, já é um bom começo, e nós Protetores Acreditamos em voc e esperamos mais projetos bons em benefícios de nossos amiguinhos de quatro patas.

Washington Lourenço · 4 de abril de 2019 às 10:30

Bom dia eu queria também solicitar para o deputado que ele também faça uma emenda no projeto que após a aprovação o governo vai arcar com aa rendas das famílias que trabalham com fogos de artifícios pois hoje temos varias pessoas que se para de tralhar com fogos vão passar fome então análise este projeto.

At.

Luzia Cristina Pinheiro de Britto Suzuki · 7 de abril de 2019 às 13:33

Concordo,em acabar esse transtorno,de fogos e artifícios,assino dez mil vezes se preciso for.abraço

Tânia Sampaio · 13 de abril de 2019 às 13:06

Parabéns, Bruno. Aqui onde moro no Jardim dos Lagos/Veleiros região da Capela do Socorro, soltam fogos direto, tenho cachorrinhas que se desesperam ao ouvir o barulho e tenho também uma tia que tem Alzheimer que se agita demais também. Pode contar comigo para qualquer atividade para acabar com esse transtorno.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *